Assuntos gerais

(9h49min) Em sequência, são tratados os assuntos gerais:

O presidente José Valdir relaciona os canais de atendimento e de relacionamento da Cooperforte com seus associados, sendo eles a Central de Atendimento por telefone; os serviços de autoatendimento por telefone, de autoatendimento pela internet e de autoatendimento por aplicativo para smartphones e tablets; o serviço de atendimento ao cooperado (SAC); os perfis oficiais da cooperativa nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube; as mensagens de SMS; a Ouvidoria; o canal eletrônico Fale Conosco da página da Cooperforte na internet; e o atendimento pessoal aos associados nos postos de atendimento de Belo Horizonte, de Brasília, de Porto Alegre, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As mensagens de SMS da cooperativa tratam de assuntos de interesse dos associados e prestigiam datas comemorativas. A nova página da Cooperforte na internet, lançada em setembro de 2014, dispõe de visual moderno, funcionalidades, e é responsiva, facilitando sua leitura em telas de tamanhos variados – de smartphones à tela do computador.

Além da presença nas redes sociais, como estratégia de proximidade aos associados e aos assuntos de seus interesses, a Cooperforte mantém seu blog, com mensagens semanais sobre sustentabilidade, cooperativismo e negócios; e o canal Economia dia a dia, de educação financeira e uso consciente do crédito, que abriga a planilha Orçamento em dia e os livros digitais O Tempo não para e Cooperativismo e Finanças, entre outros temas.

Entre os benefícios da cooperativa aos seus associados, o presidente José Valdir cita os mais de 100 convênios educacionais que a Cooperforte dispõe no país, para formação acadêmica desde a educação infantil até a pós-graduação, com o oferecimento de descontos sobre as mensalidades escolares. E as parcerias do Clube de Compras, com a oferta de produtos e serviços de qualidade comprovada por preços especiais para os associados da cooperativa.

Citando números da Ouvidoria da Cooperforte, o presidente José Valdir apresenta o crescimento percentual de 64% dos elogios à cooperativa, entre 2013 e 2014. E o acréscimo de 20% ao número de sugestões dos associados, no mesmo período, revelando a proximidade da cooperativa aos cooperados. As reclamações, entre 2013 e 2014, decresceram 24,7%, e a Cooperforte mantém o percentual de mais de 90% de solução das reclamações em até 48 horas.

Em sua explanação, o presidente José Valdir menciona o Programa Erro Zero, lançado em 2011, para aperfeiçoar os processos internos da Cooperforte a partir das sugestões, das reclamações e dos elogios dos associados. Nos 3 anos de implantação do programa, as reclamações decresceram de 565 em 2011, para 207 em 2014. E os elogios aumentaram de 283 em 2011, para 605 no ano passado.

Pesquisa de satisfação conduzida internamente pela cooperativa junto aos associados, por intermédio da Central de Atendimento, apontou, em 2014, que 98% dos associados consultados classificaram sua satisfação com a Cooperforte como ótima ou boa, em consonância com o resultado de pesquisa de satisfação conduzida pelo instituto Vox Populi em 2013, junto aos associados da cooperativa.

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