Nas promoções do ‘black friday’, não descuide de seu bolso!

Black friday. À medida em que o mês de novembro vai avançando, mais esta expressão americana é utilizada pelo comércio brasileiro para anunciar as ofertas e promoções especiais que normalmente acontecem nos últimos dias do penúltimo mês do ano. Entretanto, ultimamente, pela necessidade de aquecer as vendas, este apelo publicitário tem começado bem mais cedo, com os insistentes “esquentas”.

Todo mundo deseja comprar com vantagens, descontos e preços baixos. Mas é preciso ficar atento às verdadeiras necessidades, para evitar que as promoções e ofertas incentivem compras desnecessárias, fortalecendo o consumismo e contribuindo para o desequilíbrio financeiro. Além do mais, o consumo exagerado tem grande efeito negativo sobre a sustentabilidade, pois, induzido pela obsolescência programada, ele é altamente prejudicial ao meio ambiente, sobretudo pelo esgotamento de matéria-prima e de recursos naturais, assim como pela contaminação e poluição ambiental decorrentes da produção industrial e do transporte.

Obsolescência programada não é uma expressão comum em nosso dia a dia e se você quiser saber mais sobre este assunto, é só clicar aqui e ler a matéria Obsolescência programada: mesmo que você não saiba, ela faz parte de sua vida, publicada no canal de educação financeira da Cooperforte – Economia dia a dia.

 

 

Publicado em: 11/11/2016